William para sua caminhonete a uma quadra da casa da primeira família que será visitada pelo Curador Mascarado.
Lentamente, o Curador Mascarado bate palmas em frente à casa, que tem apenas uma pessoa da família acordada e com medo, fecha a porta a visitas. O Curador Mascarado insiste até que um senhor aparece na janela, armado e grita:
_ Quem é você, desgraçado, e o que faz ao visitar uma casa de família estas horas da noite?
Ouvindo isso, o Curador Mascarado muito se entristece com a atitude do homem, mas responde:
_ Sou amigo de Wilson William e Tony Madm, eles me informaram que esta família quer receber a misericórdia do Eterno, mas se não quiser recebê-la, eu posso ir embora.
Após dizer isso, o Curador Mascarado se vira para ir embora, e caminha lentamente pela rua, até que ouve gritos de duas mulheres.
_ Hey, por favor, volte! _ Grita uma delas.
_ Se é o Curador Mascarado, o senhor é bem-vindo. _ Grita a outra.
No meio da quadra, o Curador para e pensa: “Eles não merecem meu retorno, mas quem na terra merece a misericórdia de Deus! Se Deus desse a mim o que eu mereço, certamente eu não teria resistido a tudo que vivi e não estaria aqui.”
Então, ele retorna e é recebido pelo homem, ainda segurando a espingarda, que então diz:
_ Perdão, mas quem se esconde atrás de uma máscara, ao meu ver, não pode fazer o bem, ainda mais em acordando a gente uma hora dessas.
_ Perdão senhor, mas a humanidade se acostumou com a maldade e pelo que podemos ver aqui, não esperam o bem de ninguém e certamente não sobreviveriam se vissem o meu rosto. _ Responde o Curador.
Ouvindo isto, a esposa do homem, uma das mulheres que frequentam as reuniões na casa William diz:
_ O Sr. Madm tem dito que os seres do céu têm seu rosto iluminado e que se nós o vermos, certamente morreríamos ou ficaríamos cegos.
Indignado com a atitude do homem, o Curador indaga:
_ William e Madm me disseram que o senhor tem um filho paralítico, eu posso vê-lo?
_ Claro que pode! Diz a mulher, antes que seu marido pudesse dizer algo. Receoso, o homem olha para sua esposa, enquanto sua filha chama o Curador para adentrar a sua casa, dizendo: Meu irmão foi acordá-lo! Somos em três irmãos, mas meu irmão mais velho sofreu um acidente enquanto criança, quando brincava num córrego raso e caiu de costas. Não morreu, mas ficou paralítico.
Ao entrar na casa, o Curador logo avista dois garotos, um carregando o outro em sua cadeira de rodas. Então, o jovem na cadeira de rodas, emocionado, indaga:
_ O senhor veio do céu para me fazer voltar a andar?
O Curador caminha até ele, segura firme sua mão e agachando-se diz:
_ De onde eu vim e para onde eu vou, não é algo que você precisa saber, mas eu quero que me responda, conheces o Criador e sabes que ele enviou seu Filho, o Masshiach, para que todo aquele que nele crê, não sofra e tenha suas dores transferidas para si?
Emocionado, o jovem responde:
_ Eu creio em Jesus Cristo, eu ouvi falar que a esposa do Capitão de polícia foi curada, eu quero andar. O senhor pode me ajudar?
Então, o Curador puxa mão do jovem, levantando-o. Ao vê-lo fazendo isso, o pai do garoto diz:
_ Seu desgraçado, vai derrubar meu… _ Antes de ele concluir, ele observa que o garoto levantou e apesar de ter dificuldade para firmar a perna, se emociona e abraça o Curador.
_ Eu consigo ficar de pé! _ Diz o jovem, emocionado.
O Curador o abraça e em seguida diz:
_ Creio que seu pai também queira um abraço!
Com dificuldades, o jovem caminha até seu pai, que começa a chorar dizendo:
_ Eu não acredito! Você está andando!
Emocionado, os dois se abraçam enquanto o Curador tenta sair discretamente, mas a filha do casal diz:
_ Hey, o senhor não pode ir embora sem nos abençoar.
_ Por favor, ore conosco para agradecer a Deus! _ Pede a mãe do jovem curado.
O Curador para e pergunta:
_ Se for o desejo de todos, certamente, daremos graças antes de me despedir!
Então, o homem que até então havia sido ríspido com o Curador, diz:
_ Seria uma honra, agradecer a Deus por ele ter se lembrado de nossa família!
Então, o homem estica o braço e diz:
_ Obrigado, ore por mim, Francisco, seu criado, minha esposa, Ignácia, minha filha Francisca, meu filho Ignácio e agradeça em nome de meu primogênito, Franciscano.
O Curador sinaliza positivamente, todos formam um círculo e se curvam, então o Curador dirige uma prece, pedindo uma benção especial do Eterno para toda aquela família, e agradecendo pela oportunidade por poder abençoar e curar Franciscano.