Após uma longa viagem atravessando diversos mares e oceanos, os incontáveis barcos atracam contra o litoral, e quando todos estão em terra, relâmpagos, luzes, trovões os aterrorizam por algum tempo até que o céu volta a se iluminar com naturalidade e do céu uma voz se ouve:
_ Eu sou o Pai! O senhor dos deuses de Westeros, aqueles que os escolheram para que vocês nos servissem! Eis que nós escolheremos apenas sete pessoas com as quais falaremos a partir de agora, estes serão os oráculos que representarão todo o nosso desejo e guiarão todas as vossas famílias para que fiquem bem!
Então, todos se calam, e o silêncio pode se ouvir do meio da multidão, até que o olho de sete deles se torna branco e estes começam a falar para os seus.
Pelos olhos daqueles que viveram estes momentos, Brandon Stark vê como ficam os olhos dos escolhidos e diz:
_ Os olhos deles ficam como os seus, senhor sumo sacerdote.
_ Sim! Eles foram escolhidos sacerdotes, assim como o Senhor da Ciência nos escolheu. _ Responde o Sumo Sacerdote do Senhor da Ciência.
Brandon, corre para ver o que o escolhido de sua casa está a dizer e pelos olhos de seu homônimo, Brandon Stark, conhecido por ter sido o idealizador e construtor de todos os návios que trouxeram todos até ali, ele vê o Ancião Stark profetizar
_ Eu sou o Grande Ancião Stark e fui escolhido pelo Ferreiro para ser seu profeta! Eis que eu abençoo Brandon, meu primogênito, para que ele domine sobre o norte e os que o seguirem e se tornarem seus servos serão abençoados pelo Ferreiro e também por todo Septo.
Então ele ouve outra pessoa a profetizar e pergunta ao sumo sacerdote:
_ Quem é este?
_ Este é Ronnel Arryn, filho do Ancião Arryn, ele foi o escolhido da Velha!
Brandon, o sacerdote então passa a olhar pelo corpo de outra pessoa e ele ouve:
_Nossa deusa percorreu toda a terra do continente e orienta a me seguirem e eu, Meryn Gardener, o levarei ao reino da Flor, o mais belo lugar de toda Westeros! Sigam-me e recebam a benção da Donzela! _ Diz o homem.
Brandon então troca de consciência e vendo pelos olhos de outro homem, ele ouve um homem profetizar:
_ Quanto mais a oeste formos, mais longe dos shedim que dominarão o Extra Mundo estaremos, por isso, a Mãe, com toda sua misericórdia, me guiará a um lugar adequado.
Brandon vê o homem e pergunta ao sumo sacerdote:
_ Este é? _ Então o Sumo Sacerdote responde:
_ Leo Tyrrel, o verdadeiro leão, ele foi escolhido pela mãe, por ser misericordioso.
_ Os Lannister roubaram sua terra. _ Lamenta Brandon.
_ Você está com ódio dos Lannister, mas na verdade, foi uma decisão de consenso. _ Explica o Sumo Sacerdote
_ Sei. _ Ironiza Brandon.
_ A Mãe escolheu Leo Tyrrel e o Guerreiro escolheu Lann, o Esperto, como ele era esperto, decidiu também se estabelecer a Oeste e sua família e seus seguidores foram vizinhos dos Tyrrels, como a filha mais velha de Leo se apaixonou pelo filho mais velho de Lann, eles decidiram unificar as duas casas sob o comando dos Lannisters. _ Explica o Sumo Sacerdote.
Então, Brandon muda seu hospedeiro e passa a ver outro escolhido profetizando e pergunta ao Sumo Sacerdote:
_ Quem é este?
_ Este é Arlan Durrandon, o sacerdote escolhido pelo Pai, por sua ética e justiça. _ Então ele conclui: _ Ouça o que ele diz:
Brandon passa a prestar atenção no que o homem diz e ouve o seguinte:
_ Se há alguém que precisa se arriscar, que sejamos nós! Apenas aos fortes e corajosos, eu convido para habitarem pelo litoral leste e se um dia formos atacados pelos inimigos de nossos deuses, que sejamos nós os primeiros a defender Westeros!
Brandon ouve o discurso do profeta do Pai e diz:
_ O Pai escolheu o mais valente, eu esperava isso do Guerreiro.
_ É o que eu disse, os sete sempre alegaram ideais, mas na maioria das vezes, seus ideais eram e são apenas demagogia, ou você acha que colocar seus seguidores na linha de frente do perigo é justiça.
_ Arlan Durrandon se colocou no litoral Oeste e denominou seus destinos como a Ponta da Tempestade. _ Pontua Brandon, lembrando-se do que aprendeu anteriormente
_ Com o tempo, passaram a o chamar de O Rei da Tempestade. _ Explica o Sumo Sacerdote.
_ Dos sete escolhidos, ele foi o primeiro a morrer, estou certo? _ Pergunta Brandon.
_ Não, mas você segue sendo apressado e tentando saber tudo antes da hora. Ainda falta você identificar um profeta, não falta? _ Pontua o Sumo Sacerdote.
_ Mais ou menos, pois eu sei que este é o mais famoso dos sete. _ Explica Brandon, que em seguida troca de hospedeiro e pelos olhos de um jovem vê o último dos escolhidos se gabar por tal motivo:
_ Vejam! O deus Estranho me escolheu, ele diz para sermos livres! Sua lei é a liberdade, vamos para o sul e faremos de lá a terra dos prazeres que será lembrada por todos como o melhor lugar de Westeros.
_ Este imbecil é o verdadeiro culpado de todo mal! _ Dispara Brandon, indignado.
_ Mors Martell foi considerado o Príncipe Vermelho, ou o Príncipe dos Prazeres, ele estabeleceu costumes distintos do resto de Westeros e sua fama se estendeu para muito além do continente do Septon, mas jamais ache que pelo erro de um único homem o mal pode se estabelecer! Há um que erra primeiro, mas somente se o erro foi popularizado, o mal se prolifera! _ Finaliza o Sumo Sacerdote.
Brandon volta a si na caverna onde encontrou o Sumo Sacerdote e após ouvir tal frase, ouve seu amigo forte e alto concordar com o que foi dito, dizendo apenas:
_ Porta!