Charles e Erik são dois amigos que se conheceram e descobriram que possuem dons muito especiais. Charles é um telepata poderoso que pode controlar mentes, ler pensamentos, e até estimular dons potencializando conhecimentos e poderes através apenas de seus pensamentos. Erik, por sua vez é tem o poder de dominar metais de qualquer especie e teve seus poderes potencializados por Charles, para que pudesse auxiliá-lo a resgatar Gabrielle Haller, a namorada de Charles que foi sequestrada por outro poderoso mutante com poderes inimagináveis, identificado como Wolfgang Von Strucker, um dos principais líderes da Hydra que pretende angariar fundos para que sua organização faça o que o nazismo não conseguiu fazer na Terra.
Utilizando seus poderes, ambos foram enganados Von Strucker e agora estão nervosos, temerosos pela vida de Gabrielle, quando retornam ao seu hotel em Israel, e são surpreendidos quando a recepcionista lhes entrega uma correspondência:
_ Entregaram essa carta para o Sr., Sr. Xavier.
Charles e Erik se olham e pegam a carta. Charles agradece a moça:
_ Obrigado.
Irritado e ansioso, ele abre a carta imediatamente e lê o que nela se encontra escrito:
“Meus amigos.
Creio que a esta altura, meu pupilo Max, já tenha me identificado como seu grande mestre. Eu observei que você o auxiliou a ampliar seus poderes, e imagino que deva ter feito o mesmo com sua amiga metamorfa, a qual eu estou sentindo sua falta.
Se estou certo, a esta altura, ela deve estar infiltrada entre meus homens, uma decisão corajosa e ousada que só resultará em uma situação, a morte de Gabrielle.
Sei que não quer isso, por isso, peço que coopere e oriente sua amiga a se retirar, pois ela poderá ter o mesmo fim de Gabrielle.
Vocês me orgulharam quando tentaram me enganar e tentaram um resgate ousado, mas saibam que não há como me vencer, pois eu sei tudo, vejo tudo, controlo tudo, logo, se não gostasse tanto de vocês e não achasse que vocês podem ainda contribuir muito para conosco, inclusive se aliando a Hydra, todos estariam mortos.”
Charles lê a carta e a rasga imediatamente, a lançando na lixeira. Erik, sem ter conhecimento do contéudo, ingada:
_ Tem notícias de Gabrielle?
_ Não! Apenas um esculacho pelo fato de ter nos enganado. Precisamos de notícias da Raven, ela será fundamental para nossa virada de mesa! Dispara Charles, que conclui: A partir de agora, é guerra declarada! Não mais fingiremos cooperar!
_ Tem certeza disto, meu amigo? _ Indaga Erik.
_ Vamos a polícia! Vamos fazer a denúncia imediatamente! _ Enfatiza Charles.
_ Ele saberá se entrarmos em contato com alguma autoridade. _ Adverte Erik.
_ Se o fizermos de forma direta sim. _ Pontua Charles, que em seguida, coloca seu dedo indicador na parte lateral da fronte e se comunica telepaticamente com Erik: “Mas o faremos pela mente de um terceiro, usaremos as mesmas armas que ele”.