Rio de Janeiro, manhã de 10 de junho de 1963, 18º dia do 3º mês segundo calendário da Bíblia
Adda acorda cedo, ansiosa para seu primeiro dia de trabalho. Sem tomar café da manhã, ela pede dinheiro emprestado para sua mãe para ir para seu trabalho de táxi. Sem avisar seus pais que já trabalhará, ela chega no emprego e segue todas as instruções de Jennifer, que simpaticamente lhe orienta a organizar o escritório, com muitas caixas para serem organizadas.
Pouco depois das 9h da manhã, Gabriel chega, e imediatamente a chama ao escritório. Gabriel lhe conta sobre como funcionará o Líder News e lhe dá as primeiras ordens:
_ Você receberá o malote diariamente com o conteúdo encaminhado pela matriz, quero atenção especial com o editorial que normalmente vem escrito por Amada, uma das proprietárias do Jornal e defensora das principais ideias defendidas pelo editorial, como inclusão social, liberdade de imprensa, inclusão feminina no mercado de trabalho. _ Resume Gabriel.
_ Uau! _ Comemora Adda, afinal, as palavras de Gabriel resumem tudo que ela sempre esperou de um jornal, porém não havia encontrado até então. Após refletir por alguns segundos, Adda indaga: _O tal chefe que gostou do perfil profissional é Amada?
Gabriel sorri e pergunta:
_ Está curiosa? Isso é bom! Nenhuma jornalista se torna uma boa jornalista, se não for curiosa.
_ Então, me diga! Quem é o chefe? _ Insiste Adda.
_ Ponto negativo para você! Uma boa jornalista não espera informações enlatadas, mas investiga o que deseja. _Afirma Gabriel.
_ Uma jornalista faz perguntas e espera resposta! _ Rebate Adda.
_ Uau! Senti firmeza! _ Elogia Gabriel, que em seguida responde a indagação de Adda: Miguel Harker é o gerente Geral de nosso jornal e ele é quem aprovou o seu perfil profissional Diz Gabriel, fazendo movimentos labiais pausados ao dizer “perfil profissional”, o que deixa Adda curiosa, porém temerosa.
“Não quero sofrer assédio sexual por parte de nenhum chefe!” Pensa ela, porém ela guarda seus pensamentos para si e se resumi a dizer:
_ Entendi.
_ Fique tranquila, você vai conhecê-lo hoje, vamos almoçar com ele. _ Surpreende Gabriel.
_ Vamos? _ Pergunta Adda.
_ Sim! Você só não vai, se não quiser. _ Pontua Gabriel.
_ Sou só a nova secretária! Será que estou à altura deste almoço? _ Pergunta ela.
_ Não sei, mas se você aceitar participar do almoço, certamente tiraremos esta dúvida. _ Provoca Gabriel, sorrindo. _Nós recebemos mais de cem currículos e somente metade deles chamamos para entrevistas. Confesso que estava curioso para te conhecer, porém insisto que você foi escolha do chefe, portanto se não tiver nenhum compromisso com seu namorado, eu gostaria que aceitasse o convite. Se tiver algo para fazer, te libero a tarde para resolver eventuais assuntos pessoais. _Enfatiza Gabriel.
_ Não tenho namorado e não tenho nenhum outro compromisso. Vamos conhecer o chefe! _ Afirma Adda.