Atrás de uma escrivaninha, um jovem baixo, magro, de nariz cumprido, mescla sua concentração entre mordidas em seu sanduíche e datilografar algo em sua máquina de escrever. A lauda que recebe as letras datilografadas pelo garoto registra as seguintes palavras:
“Meu nome é Jughead Jones, minha família veio para Riverdale quando eu era criança, pois eles viam aqui, uma cidade pequena, livre das grandes turbulências e perigos comuns às grandes cidades. Em Riverdale, como na maioria das pequenas cidades dos Estados Unidos, há uma grande escola, a Riverdale High School e outras escolas de menor porte, e uma escola pública, onde estudam os mais humildes.
Na escola onde eu estudo, tem diversos grupos, o pessoas das artes, que se dedicam a cantar, as dançarinas populares, conhecidas como cheerleaders, os garotos populares, que praticam esportes. Nesse sentido, Riverdale se difere da maioria das escolas e das cidades, pois na escola, dois esportes se sobressaem, o futebol e o basquetebol, ao contrário do que normalmente vemos em quase todo o país, onde a preferência é por baseball e futebol americano.
Nosso time de futebol é um dos melhores do país entre os times sub-17 e daqui, já saíram jogadores que se tornaram profissionais.
Meu melhor amigo, Archie Andrews, é um dos jogadores de futebol do time da escola, mas eu, em particular, não aprovo isso, depois que ele foi para o time de futebol, se tornou amigo de alguns garotos imbecis que também fazem parte do time como Loan, Chuch Bass e dois que eu acho intragáveis, Jason Blossom e Reggie Mantle.
O Reggie é arrogante e egoísta, ele tem inveja e não gosta do Archie, apesar deles aparentemente terem se tornado amigos, o Jason é pior, ele é o capitão do time, mas anda menos ativo após seu confuso namoro com Polly Cooper, a irmã mais velha de minha melhor amiga. Polly foi mandada pelos pais para uma escola de freira. Também, vai ter mal gosto assim lá na União Soviética.
A Betty, minha melhor amiga, por sinal, uma garota meiga, caridosa, gente boa, uma princesa e é apaixonada pelo Archie, mas ele não sabe e como ela é tímida, ele não percebe. O irmão dela, Clayson Cooper, é o melhor jogador de basquete da escola…”
Jughead ainda está escrevendo quando o ressoar do relógio de parede indica que é hora de partir para a escola. Então, ele morde o último pedaço de seu sanduíche e ainda com a boca cheia, diz para si mesmo:
_ É Jughead, vamos a escola! É hora de retornarmos a rotina para o primeiro dia de aula do semestre!