John Seward encontra Avraham Van Helsing em seu sanatório, após mais uma sessão de Van Helsing com Renfield e diz:
_ Ele parece tão sóbrio, continua se alimentando de insetos e tendo comportamentos estranhos, mas não está mais raivoso, irritado e nem falando besteiras.
_ Sim, mas para que ele volte a sobriedade completa é necessário que o causador de seu mal, seja eliminado. _ Pontua Van Helsing.
_ Causador de seu mal? O senhor quer dizer que um homem pode tê-lo deixado assim? _ Indaga Seward.
_ Não! Nenhum macho fez isto a ele, mas eu pretendo deixar Londres em breve e partir para a Transilvânia, o senhor terá uma surpresa assim que eu chegar ao Leste Europeu, Sr. Seward.
_ O senhor pretende me deixar? E quanto a Lucy e o próprio Renfield? _ Indaga o jovem.
_ Renfield ficou assim após sua ida a Transilvânia, se eu for até lá, eliminarei o que impede sua cura e certamente ele ficará bem. _ Responde Van Helsing, que em seguida toca o ombro de Seward e diz: _ Quanto a Lucy, ela sabe o que fazer para conseguir se curar, mas precisa decidir o que quer, talvez, o seu amor seja a única coisa que pode curá-la.
Eu a amo, ela sabe e até o seu noivo sabe, mas ela escolheu se casar com ele e cada vez que eu tento conquistá-la, eu sinto como se tivesse traindo meu amigo. Pontua Seward.
_ Seu amigo é um puritano! Um cristão autêntico, mas limitado por sua religião, você é um homem da ciência, sempre disposto a buscar o desconhecido. É de você que ela precisa. _ Enfatiza Van Helsing.
_ Eu não sei. Aliás, eu estou extremamente preocupado, pois desde que o senhor iniciou o tratamento com ela, sua mãe relata que ela não dorme mais. Por várias vezes sua mãe invade seu quarto a noite, mas ela nunca está dormindo, ela tem trocado o dia pela noite e isso não me parece um tipo de cura, mas a criação de um novo distúrbio. _ Pontua Seward, preocupado com sua amiga.
E realmente é, mas Lucy sabe como pode ser curada e somente ela poderá escolher o caminho que seguirá. Insiste Van Helsing.
Eu temo que algo muito ruim possa ocorrer com ela, doutor. Pontua Seward.
_ E pode, talvez, apenas você pode salvá-la! _ Enfatiza Van Helsing.