Nesse ínterim, na sala do diretor, Edward Conventry, explica seu pedido ao Diretor Quintanilla:
_ Então que quero que me indique um aluno para alguns programas de extensão que eu estou desenvolvendo com uma associação privada a qual a professora Vera e eu participamos, e por tanto, estes estudantes vão ser remunerados pela própria associação que é parceria em financiar estes projetos. _ Explica Conventry.
_ Que máximo, professor, fico muito feliz com essas novas ideias que o senhor acrescentará a nossa escola. Tenha certeza que é de professores progressistas com o senhor que nossa escola precisa. Quando eu comentar sobre isso com o Sr. Barriga e Pesado, ele ficará muito feliz com nossos novos professores e sua contribuição não só com a escola, mas também com a escola. _ Celebra Quintanilla, elogiando o professor.
No entanto, Conventry esboça uma careta e diz:
_ Então, professor, como é um projeto experimental, eu gostaria que o senhor não comentasse nada com ninguém até que pudéssemos exibir resultados, então será que existe a possibilidade de o senhor me indicar o aluno ou aluna e não comentar com ninguém, pelo menos por enquanto.
_ Claro. O senhor tem razão, primeiro o trabalho e depois a propaganda. O senhor tem total razão, Prof. Conventry. _ Concorda Quintanilla.
_ Pode me chamar de Edward. _ Pede o professor.
Quintanilla caminha até seu armário, pega uma pasta, a abre, porém em seguida, coça sua cabeça e diz:
_ Ora, vamos ser diretos professor. O Sr. Barriga ama esse tipo de projeto, então eu creio que sem dúvidas, o melhor nome para apresentar ao senhor é o jovem Edgar Barriga e Pesado Jr, mais conhecido e chamado por seus colegas de Nhonho.
Coventry ouve a primeira indicação de Quintanilla e o contrapõe:
_ Então, professor, se o Sr. Barriga tem uma ideologia de esquerda e realmente gosta de ajudar quem precisa, eu creio que ele compreenderá que colocar o filho do proprietário da escola soará como favorecer alguém que é favorecido por nascimento e essa ideia não me agrada. Eu queria alguém que tivesse problemas em sua vida, alguém que fosse órfão, ou em estivesse em situação de vulnerabilidade.
Quintanilla entende o pedido do professor, assenta-se na cadeira atrás de sua mesa e então diz:
_ Compreendi, professor. _ Então completa: _ Eu tenho o nome ideal para isso, Sophia Herrera, ela é minha futura enteada, perdeu o pai há pouco tempo, excelente aluna, detalhista, impopular, muito observadora. Certamente ela é o nome que o senhor precisa.
Mais uma vez Coventry ouve a sugestão do diretor a rejeita, argumentando:
_Ela seria o nome ideal, porém como o senhor citou que ela será sua enteada em breve, acho que isso tira ela das condições que desejamos. Correto?
Quintanilha engole sua saliva em seco e então pega o telefone e liga para sua secretária, solicitando que ela entrega as fichas dos melhores alunos da escola para que Coventry possa avaliar. Após desligar o telefone, ele diz:
_ Bom, espero que tenhamos uma alternativa viável que o agrade, professor.
_ Certamente.
Então, Quintanilla justifica:
_ Estarão fora desta lista, os estudantes que acabaram de entrar na escola, certo?
_ Sim. Assim como todo estudante popular, atleta, de família nobre. _ Acrescenta Coventry.
Não demora até que a secretária da escola traga uma série de pastas com nomes de diversos estudantes ao diretor. Após ela sair, ele pega algumas pastas e vai eliminando alguns nomes:
_ Meredith Sulez, essa jovem é educada, de linguagem polida, nenhuma ocorrência, porém seus pais são casados e de classe média. Ela não é bolsista, não serve não é mesmo? _ Indaga ele.
_ Não! _ Responde Coventry, balançando a cabeça.
_ Brownie Rojas, excelente aluna, origem latina, porém, seu pai é vereador, família organizada, apesar de ter uma irmã que luta contra um câncer. _ Pontua Quintanilla
_ Poderia ser legal, mas filha de política não me convém. _ Coventry.
_ Jughead Jones, seria outro nome excelente, porém este jovem vem de família que, inclusive descende da nobreza inglesa. _ Explica Quintanilla.
_ É muito bom contar com jovens assim na escola, mas não é o nome que procuramos para me auxiliar neste projeto. _ Pontua o professor.
Quintanilla segue analisando pastas e excluindo nomes:
_ Betty Cooper, família conservadora, filha da socialite Alice Cooper, excelente aluna, educada, mas como o senhor já antecipou… _ Quintanila se cala e Coventry completa:
_ Exatamente!
_ Ali Mils está na mesma situação, inclusive, namora um jogador, o que a faz muito popular. Então, também devemos descartar. _ Sugere Quintanilla.
Coventry se mostra um pouco irritado e bastante ansioso e então pede:
_ Por favor, diretor, será que podemos ir mais diretamente aos estudantes que se enquadram no nosso perfil, uma vez e meu alunos devem estar circulando pelo corretor neste exato momento.
_ O senhor tem razão. _ Concorda Quintanilla, que em seguida, pega a pasta de Valerie Smith e pontua:
_ Esta talvez se encaixe, Valerie afrodescendente, bolsista, cantora, membro do grupo Josie e as Gatinhas… _ Quando ele cita a última característica, percebe a expressão do professor que exige:
_ Nada de alunos populares!
Então Quintanilla pega uma pasta e diz:
_ Então, Hassan Al Massur, muçulmano, obeso, impopular exatamente por estas características… _ E então Coventry o interrompe perguntando:
_ Bolsista?
Quintanilla apenas balança a cabeça negativamente e olha a próxima pasta, indagando:
_ Tem que ser bolsista mesmo?
_ Sim! _ Exige Edward.
_ Ok. _ Diz Quintanilla. _ Então vamos eliminar também os nomes de Hamish Duke, aluno inteligente, nerd extremamente estudioso, até um pouco atrapalhado, Hamish Duke, jovem de família conhecida em Riverdale, extremamente rico e Scott McCall, que apesar de vir de família humilde e não ser popular, não é bolsista.
Edward observa a mesa de Quintanilla e percebe que restaram apenas quatro pastas e então pergunta:
_ Me descreva cada um deles, por favor:
_ Vanessa Clark, bolsista, de família humilde, indicou dois amigos que foram premiados por bolsas, os irmãos Larusso, Daniel e Jenny, extremamente dedicada, esforçada, pele morena, moradora da vila do Sr. Barriga, uma espécie de cortiço com casas populares.
_ Um bom nome. _ Pontua Coventry, que em seguida indaga: _ E sua família?
_ Pais pobres, casados desde que ela nasceu. _ Responde Quintanlla.
Os outros.
_ Billy Cranston, criado sem figura paterna, visto pelos colegas como um estudante atrapalhado e ótimo em exatas. _ Explica Quintanilla
_ O trabalho que realizarei é mais voltado para humanas. _ Pontua Convetry.
_ Então não o recomendo. _ Pontua Quintanilla, que em seguida, pega sua pasta e a coloca de lado, junto com a pilha de pastas dos primeiros alunos citados. Em seguida, ele pega outra pasta e diz: _ Lisa Simpson, seu pai trabalha na fábrica de Riverdale, sua mãe é dona de casa, seu irmão é um péssimo aluno, mas ela é uma excelente aluna, é até bem querida pelos colegas.
_ E última? _ Pergunta Coventry.
Quintanilla abre a pasta e diz:
_ Alyssa Drake, vista pelos professores, como insegura, pele branca, cabelos louros, porém de forma surpreendente não está entre os mais populares, não participa das atividades esportivas, nem de nerds. Porém coopera com tudo que vale nota na escola. É a típica aluna nota dez.
_ E sua família?
_ Então, abandonada pelos país, mora com a avó… _Quintanilla ainda está falando quando Edward se levanta e pega a pasta da mão do diretor, dizendo:
_ Temos nossa escolhida, vou falar com ela antes de ir para a minha aula, ok.
Quintanilla observa o comportamento do professor e pergunta:
_ Não quer que eu a chame aqui para uma entrevista? Poderíamos chamar os três e o senhor avalia melhor.
Próximo a porta, Edward pega a maçaneta da mesma e diz:
_ Vou a sala de aula onde ela está e direi a ela que a escolhi por sua indicação.