Após deixar a sala do diretor, o professor Edward Coventry se dirige a até a sala de aula da professar Vera Stone e após pedir licença a todos, solicita:
_ Professora Vera, perdão por interromper, mas eu precisava muito falar com uma aluna que está matriculada em sua aula. A senhorita Alyssa Drake se encontra? _ Pergunta ele.
Alyssa ouve seu nome com espanto e surpresa e sinaliza com o dedo, antes de proferir:
_ Sou eu.
Vera exibe um olhar surpreso e diz:
_ Não tem problema professor, ainda estávamos nos apresentando, assim como o senhor, eu sou uma professora nova em Riverdale, não só na escola, como também na cidade, então, o senhor não atrapalhou. _ Em seguida, ela sinaliza para Alyssa: _ Srta. Drake, por favor, atenda o professor Coventry.
Após Alyssa se levantar, eles deixam a sala e após ela fechar a porta, ele pede:
_ Por favor, me acompanhe Srta. Drake.
Pelo caminho Coventry repete as mesmas palavras anteriormente ditas ao diretor Quintanilla e por fim, indaga:
_ Então, Srta. Drake, como se trata de uma pesquisa experimental, ela pode exibir resultados viciosos, se seus colegas, que serão objetos de nossos estudos, souberem de nossos trabalhos. Logo, para aceitar meu convite, a senhora terá que manter tudo em absoluto sigilo até que coletemos todos os dados uteis e possamos apresentar as avaliações finais de nosso trabalho.
Alyssa sorri e pensa: “Uau, eu nunca foi escolhida para algo”.
_ Eu claramente aceito, professor!
_ Então, depois agradeça o professor Quintanilla, afinal, o seu nome foi indicação dele.
As palavras do professor Coventry são ouvidas por outra estudante de cabelos castanhos, encaracolados, que apesar de louros, estão cortados no modelo afro. A moça magra de rosto oval vestida de jeans simples e confortáveis fecha sua expressão, cruza os braços e sussurra para si mesma:
_ A diretor Quintanilla, receber o prêmio de melhor aluna do ano passado não foi suficiente pra mim, Lisa Simpson, para ser indicada para tal pesquisa. Vamos ver se o senhor consegue me explicar isso pessoalmente?
Em seguida, ela sai andando irritada, batendo as pernas até a sala do diretor o que chama atenção de Coventry e Alyssa, que apesar de observar a cena, ignoram e retornam a sala.
Após Alyssa retorna a sala, Vera sai a porta e chama Edward:
_ Professor Coventry. _ Coventry retorna e Vera, assim como Lisa, cruza os braços e dispara: _ Essa moça não tem nenhuma relação com os Bathory, nós estamos aqui para localizar os poderosos familiares do Drácula e o caminho para o Extra Mundo em busca do Vaede Meacum. Em que essa jovem aparentemente tola poderá nos ajudar?
Edward sorri e ironiza a professora:
_ Primeiro aproximaremos alguém neutro de nós, depois a lançaremos como presa e isca para os Bathory. _ Dispara Edward.
Enquanto isso na aula do professor Tanner, Bonnie está assentada ao lado de Elena, atrás de Caroline e Vick e a frente de Meredith e Jeena. Bonnie percebe que Stefan, o garoto que foi acompanhado por Elena e Caroline não tira os olhos de sua colega e sussurra para ela:
_ O rapaz que vocês e a Caroline acompanharam logo cedo, ele não para de te olhar.
Elena olha para trás e percebe que Stefan está realmente a observando. O olhar de Elena leva o garoto a tentativa de disfarce, e a um sorriso natural da garota.
Meredith observa a cena e sussurra:
_ Elena fazendo sucesso!
A fala de Elena leva Jeena a observar os dois e pensar consigo: “Sucesso até onde eu permitir!” Caroline também ouve o comentário das meninas e sente algo muito próximo do que Jeena sentiu, mas seus pensamentos inseguros a levam a outra conjectura: “Como se não bastasse a Jeena, agora tem mais uma roubar os melhores garotos da escola.”
No entanto, Bonnie faz um comentário inusitado:
_ Não sei, hoje quando ele me cumprimentou, eu senti algo diferente, uma energia negativa, neutra, sua mão é fria, estranho.
Jeena não perde a oportunidade e provoca:
_ Pelo jeito de se vestir, ele é descendente de italiano, e os italianos normalmente são muito quentes.
O comentário de Elena obriga as meninas e rir alto, o que chama a atenção do Professor Tanner, que se levanta e indaga:
_ Minha aula é sobre ética e moral e temos na sala um grupo de garotas felizes e sorridentes que pode me dizer se compartilhar a vossa felicidade é algo ético ou não?
_ Perdão, professor! _ Antecipa Meredith.
_ Perdão por quê? _ Insiste o professor, a fim de explorar a oportunidade de debate sobre o assunto.
_ Perdão por atrapalhar a sua aula. _ Insiste Meredith.
_ Então a felicidade de vocês atrapalha minha aula e isso é ético ou não? _ Insiste o professor.
_ Acho que não, afinal, estamos destoando do tema. _ Tenta responder Caroline.
_ Estão destoando do tema, então vossa alegria é antiética e imoral? _ Persiste o professor.
Tyler ouve o princípio de conversa e aproveita para tentar ser engraçado:
_ Eu não sei não, professor. Por que o que ocorre é que as garotas estão fofocando e isso é muito ético, uma vez que a ética replica a cultura de uma classificação de pessoas e nesse caso, o gênero feminino é classificado como fofoqueiro.
Muitos riem, enquanto algumas garotas emitem uma vaia conjunta reprovando o comentário do colega.
Tanner segue sua aula questionando:
_ Essa atitude sua, Sr. Lockwood, é algo ético?
Tyler segue demonstrando sua altivez e autoconfiança:
_ Entender de mulheres? Com certeza! Afinal, se a gente não souber que elas são fofoqueiras, poderemos ser surpreendidos por elas. _ Dispara o garoto.
_ Então rotular um comportamento comum o classificando e o destinando a um grupo formado por características semelhantes é ético? _ Indaga o professor.
_ Não! Mas talvez faça parte do estudo de uma sociedade ou do estudo comportamental de um grupo na sociedade. _ Dispara Stefan.
_ Uau, excelente comentário Sr… Tanner olha para o garoto e antes que ele responda, Caroline antecipa:
_ Salvatore, professor, Stefan Salvatore!
_ Pelo visto a senhora está empenhada em armazenar informações sobre os novos colegas, Srta. Forbes. _ Ironiza o professor.
Alguns riem, e Priscila, uma das jovens presente na aula, dispara:
_ A pesquisa de campo é fundamental para o sucesso de um empreendimento, professor.
Todos gargalham alto, então, Pati, a moça ao lado de Vanusa e a frente de Priscíla provoca:
_ Demonstrar conhecimento pode ser o primeiro passo para quem gosta de ser classificada como oferecida.
O aparente sucesso inicial de Stefan entre as garotas irrita Tyler, que provoca:
_Isso é só mais um rótulo, Patizinha, minha linda, que pode ser tão verdadeiro quanto o fato de nerds não se darem bem com garotas. Logo, garotas inteligentes evitam nerds, porque eles são intediantes.
_ Excelente teoria, Sr. Lockwood. _ Provoca o professor.
No entanto, Matt entra em cena ironiza o colega:
_ Eu tenho dúvidas se o fato de você saber isso demonstra que você está se tornando um nerd, ou apenas um profundo conhecedor de homens entediantes e homens agradáveis.
Todos riem, e então Tanner volta a provocar:
_ Boa dedução Sr. Donovan, mas como devemos avaliar essa ideia de estabelecermos essas deduções através de ideias pré-concebidas, uma vez que quando olhamos para Srta. Patizinha, utilizando o apelido carinhoso que o Sr. Lockwood utilizou para se referir a essa moça de primeiro nome, Patrícia, que significa em sua origem alguém que possui privilégios e por isso vive em paz, e vemos uma garota loira de olhos azuis celestiais nos levam a imagina-la como alguém fútil e desprovida de interesse social que a torne reconhecida por sua inteligência.
Todos riem, e Loan acrescenta:
_ Loira burra!
Tanner ignora o comentário e prossegue, o que dizer então dos senhores Loan, Tyler, Matt, garotos de corpos musculosos, que como eles mesmos dizem, são os preferidos para copular com suas colegas, mas que demonstram o mesmo pequeno interesse social que os leva a ser classificados como meninos tapados, e os faz candidatos e uma adolescência de sucesso e uma vida adulta frustrada, uma vez que a autoestima elevada os leva a desperdiçarem incontáveis oportunidades em suas vidas, os tornando pessoas infelizes para o resto de sua existência
Tyler ouve o comentário e bate em seus braços, ironizando:
_Eu hein! Sai zica! Se isso pega, não pega em mim, não.
Loan, toca seu colega e comenta:
_ Calma, Tyler, praga de urubu, roda o céu e sempre se destina ao…
_ Sr. Huxlei, eu permito que exerçam sua liberdade, mas sem palavrões!
Loan, sorri e ironiza:
_ Ih, olha o cara! Eu nem disse nada. Sua ética presumiu que eu falaria um palavrão por causa de vossa mente que projetou algo que lhe foi particular.
Priscila olha para Loan acrescentando:
_ Você está sugerindo que professor goste de orifícios, amigo?
Loan, aproveita a deixa e provoca a colega:
_ Ele não, mas você acabou de confessar que sim.
Em meio aos risos, Tanner prossegue:
_ Então, o que dizer da jovem Elena, a jovem de pele morena clara que sofreu uma tragédia há pouco tempo e utiliza do fato para se vitimizar, se tornando uma previlegiada, alegando um desfavor.
Loan faz uma careta olha para Tyler, que dispara:
_ Acho que agora ele pegou pesado demais.
As palavras de Tanner irritam Stefan, que intervém:
_ Professor, por favor!
Elena abaixa sua cabeça triste e Stefan dispara:
_ O senhor acha mesmo que precisa expor todos cada estudante em suas individualidades para ensinar sua aula?
Todos se calam e Tanner insiste:
_ Perdão, amigo, mas se há algo errado sobre o que disse, porque o senhor se calou quando citei os meninos futebol, a bela jovem caucasiana, quando o gênero feminino foi citado dentro de um contexto?
Todos se calam e olham para Stefan, que se levanta e diz:
_ Professor, eu não me calei, mas quando o senhor citou os meninos, o senhor citou segundo um estereótipo estabelecido de modo geral, quando o senhor citou até mesmo a Pati, citou como símbolo de outro estereótipo e a ética enxerga o estabelecimento de estereótipos preconcebidos como uma prática injusta e discriminatória porque consiste em rotular e classificar as pessoas de forma simplista, no entanto, é exatamente por isso, que tais comentários foram aceitos e se tornaram motivos de piadas, porque no fundo, cada colega aqui sabe eles não necessariamente mostram a realidade, porém quando o senhor individualiza um caso de uma colega, expondo uma infeliz particularidade que ainda a machuca emocionalmente, o senhor pode acabar bloqueando nela a capacidade de continuar apta a adquirir novos conhecimento e se ela, de forma surpreende ainda conseguir, eu não consigo. Por tanto, estou me retirando da sala de aula.
Após dizer tais palavras Stefan caminha para fora da sala, fechando a porta e saindo. Todos se olham e muitos sussurram entre si.
_ Eu nunca vi alguém desafiar os abusos do professor Tanner nesta escola. Sussurra Matt, para seu colega de mesa, Priscila.
_ Pois é, ele tem ética! _ Comenta Priscila.
_ O nerdinho ficou bravo. _ Ironiza Tyler, para Loan.
_ Nerds me irritam por existir, nerds impulsivos morrem cedo! _ Rebate Loan.
Os dois se olham e riem:
_ Esteriótipos! _ Dizem os dois ao mesmo tempo, entrelaçando os dedos.
Meredith, estica sua cabeça e sussurra para Elena:
_ Acho que ele está mesmo afim de você, Elena.
Palavras que mudam as expressões de Caroline e Jeena, que silenciam, enquanto Vicky dispara:
_ Eu gosto de caras com atitude!
Enquanto isso, Tanner ignora o fato e todos os comentários, os quais alguns até se permite ouvir e dispara:
_ Se vocês perceberam, o que irritou o garoto foi o conteúdo de verdade nas palavras que descreveram a jovem Elena, estou errado, Srta. Gilbert.
Ouvindo isso, Elena rebate com firmeza:
_ Divirjo, professor. O que o irritou foi ele acreditar em suas palavras, elas expressam apenas o que o senhor pensa sobre mim, não uma realidade, tanto que eu sigo em sua aula e não me vitimizo por vossas ofensas!
Matt ouve as palavras e Elena, sorri e puxa, o aplauso!
_ Uau! _ Diz ele, todos aplaudem Elena e Priscila acrescenta:
_ O professor mal caráter que deveria ensinar ética é desmoralizado duas vezes e ainda estamos apenas na primeira aula do dia. Esse semestre promete!
Loan olha para Tyler e brinca:
_ Essa determinação dela não te excita?
_ Muito! Mas ela vai ser pra mim como uma irmã, quando meu pai se casar com a tia dela. _ Lamenta Tyler