No dia seguinte, pouco antes do pôr do sol, após Let, Amada e Ângela prepararem todos os alimentos e deixarem a casa limpa e organizada, William convida seus vizinhos para juntos se reunirem.
Com todos assentados, ele pede a palavra:
_ Durante esta semana, Deus me abençoou tremendamente, ele trouxe a cura a Ângela e um casal de amigos que é muito abençoado que durante os últimos quatro dias me ensinou mais sobre a Bíblia do que eu aprendi a minha vida inteira. Então, eu os chamei hoje para ouvir o que eles têm a dizer sobre o shabat, algo que aprendi nas escrituras.
Madm se levanta e diz:
_ Amigos, é uma honra poder falar sobre as escrituras sagradas. Quando Deus criou a vida da Terra, ele fez isto em seis dias. Isto está em Bereshit, livro que conhecemos na Bíblia como Gênesis, no primeiro capítulo do livro. Logo em seguida, no capítulo 2, Deus ordena que todo homem separe o sétimo dia para repousar.
Um dos convidados de William sussurra para seu amigo:
_ Eu sei disso desde que fiz catequese, que horas ele vai falar a novidade.
Madm ouve, para o que estava falando, se dirige ao homem e diz:
_ Exatamente aí, se formos um pouco mais a frente, no próximo livro das escrituras, o livro de shemot, Êxodo, capítulo 20, temos registrado um trecho que foi escrito primeiramente pelo próprio Deus em tábuas de pedra. Este trecho ficou conhecido como os dez mandamentos. O senhor conhece os dez mandamentos?
O homem sorri e diz:
_ Sou católico desde criança, é claro que conheço! Amar a Deus sobre todas as coisas, Não usar o nome de Deus em vão, Guardar domingos e festas católicas… _ O homem tenta prosseguir, mas Madm o interrompe:
_ Estes são os mandamentos que o senhor aprendeu na Igreja?
_ Sim! Claro! Decorei eles, assim como decorei todo o terço. Sou fiel a Deus, um católico praticante! _ Afirma o homem, entusiasmado.
Madm pega a Bíblia Católica versão Ave Maria e coloca nas pernas do homem, abre a escritura no livro de Êxodo, capítulo 20 e pede para o homem ler. O homem começa a leitura:
“Então Deus pronunciou todas estas palavras: 2.“Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão. 3.Não terás outros deuses diante de minha face. 4.Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. 5.Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniquidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam, 6.mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. 7.Não pronunciarás o nome do Senhor, teu Deus, em prova de falsidade, porque o Senhor não deixa impune aquele que pronuncia o seu nome em favor do erro. 8.Lembra-te de santificar o dia de sábado. 9.Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra. 10.Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros. 11.Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo que neles há, e repousou no sétimo dia; e, por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o consagrou.”
Quando o homem lê o versículo 11, Madm o interrompe:
_ Conseguiu perceber alguma diferença entre a sua citação dos mandamentos e o que você leu?
_ Espantado, o homem gagueja ao responder:
_ É!… Ham… tudo!
_ Exatamente! Nesta noite, eu quero convidar vocês a começarem a estudar as escrituras. A Bíblia é a palavra de Deus? Se sim! Vamos aprender o que nela tem escrito. Aqui, neste texto, nenhum domingo é citado. O sábado, nome latino para descrever o original shabat é citado como dia do senhor. O shabat é citado como dia de repouso. O shabat é o verdadeiro sétimo dia… _Madm prossegue seu discurso, deixando os convidados em silêncio, bastante atentos, todos mantém os olhos fixos nele, surpresos com suas palavras.
Após uma hora discursando sobre os mandamentos, o shabat, e o fundamento das escrituras, Madm encerra seu discurso deixando todos impressionados.
_ Como ele sabe tanto sobre as escrituras? _ Indaga Let.
_ Antes de sermos enviados para esta realidade fomos testados e aperfeiçoados pelo nosso Deus. _ Responde Amada.
William convida todos para a ceia, e juntos, após o discurso de Madm, todos aproveitam o delicioso banquete.
Ao lado de Amada, Let se mostra impressionada com o conhecimento de Madm. Ângela e Willam também estão maravilhados com as novidades que têm aprendido nas escrituras.