Durante a realização de um bloqueio policial, o respeitado Capitão de Polícia, Carlos Wilson William, conheceu Madm, um viajante de uma realidade alternativa futurista com dons sobre-humanos. William decidiu ser generoso com Madm e sua esposa, que retribuiu o ato curando a esposa do capitão, que sofria com leucemia.
Após o fato, William decidiu se tornar um seguidor dos ensinos de Madm, que afirma ter sido enviado por Deus para esta realidade e tempo. Então, Willliam pergunta:
_ Existe alguma outra coisa que não saibamos, ou que fazemos que irrita a Deus?
Madm olha para sua esposa e diz:
_ Existem sim outras coisas, outros mandamentos que são fundamentais para vocês conhecerem.
_ Tipo o que? _ Indaga Let.
_ Por exemplo, vocês sabem que a Bíblia nos orienta a separar o sétimo dia da semana? _ Questiona Amada.
_ Sim! Desde criança, aprendemos na catequese que o domingo é um dia que deve ser separado para a família, para a igreja, não devemos trabalhar nele. _ Comenta William.
Amada interrompe William dizendo:
_ Não! Na verdade, na verdade, as Escrituras falam que o sétimo dia é o shabat e não o domingo.
_ Como assim? _ Pergunta Let.
_ Na verdade o shabat da Bíblia começa ao pôr do sol de sexta-feira e termina ao pôr do sol de sábado.
Então, Madm explica:
_ Exatamente! O período semanal que Deus escolheu para pararmos nossas atividades e repousarmos buscando nos relacionarmos com Deus, em hebraico, shabat, aportuguesado, sábado, não é no dia que os católicos chamam de domingo e sim no sétimo dia da semana, que dura do pôr do sol do dia que os católicos chamam de sexta-feira até o pôr do sol do dia que os católicos chamam de sábado.
Let, William e Ângela se olham e Amada prossegue:
_ Apesar de os católicos defenderem que o domingo seja um dia para a família, nem mesmo o domingo eles guardam. É certo, que o trabalho comercial e contínuo é evitado pelos católicos no domingo, mas eles não repousam como as Escrituras ensinam.
_ No shabat, não devemos fazer nem um tipo de trabalho, nem comercial, nem em casa, até mesmo o que comemos no shabat, deve ser preparado antecipadamente. _ Acrescenta Madm.
William se levanta, pega uma Bíblia católica, versão Ave Maria e diz:
_ Já sei! Vou ler as Escrituras!
_ Êxodo 20, do versículo oitavo até o décimo primeiro. _ Ordena Madm.
William começa a ler as escrituras no local orientado aos qual Madm o orientou. Então ele começa a rezar as seguintes palavras:
“Lembra-te de santificar o dia de sábado. Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra. Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros. Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo que neles há, e repousou no sétimo dia; e, por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o consagrou.” Após a leitura, ele declara:
_ Quer dizer que a Igreja não nos ensina as Escrituras. Por que isso? _ Pergunta William.
Madm começa a responder:
_ A Igreja Católica surgiu cerca de 300 anos após a morte e ressurreição de Yeshua, o Masshiach, aquele que na sua Bíblia é chamado de Jesus, como resultado de um concílio que tentava unificar as crenças cristãs, que divergiam de região para região. Por isso, o Bispo de Roma foi colocado acima de todos os outros bispos e conclamado pai da Igreja. A Bíblia fala que devemos adorar um só Deus, ele é uma pessoa, o nome dele é Yhwh! Já a Igreja Católica entende que Deus é uma Trindade, a união de três pessoas coesas entre sí, denominados, Pai, Filho e Espírito Santo. _ Esclarece Madm.
_ Eu nunca gostei da Igreja Católica, sempre preferi a anglicana. _ Diz Let.
_ A Igreja Anglicana tem doutrinas semelhantes a católica de Roma, ambas representam a Trindade com a letra “t”, que muitos acreditam ser uma atribuição a cruz de Cristo, mas na verdade era um símbolo a Tamuz, um falso profeta e falso deus, da antiguidade, filho de Shemyramís. Na verdade, o Imperador Constantino, talvez o principal responsável pela criação da Igreja Católica, teve uma visão de um standard em forma de “t” pouco antes da batalha da unificação de Roma, que ele venceu e acreditou que o standard era uma visão do Cristo. _Comenta Madm.
_ Que surpresa! _ Dispara William.
_ Para você ter uma ideia, na Igreja Católica, as pessoas adoram imagens e pessoas que morreram como se estas estivessem no céu. _ Acrescenta Madm.
_ Como assim? Quer dizer que nós não podemos rezar para a Virgem e para os santos intercessores? _ Indaga William.
_ Se as Escrituras são a verdade, e eu creio que elas contêm a verdade, Deus disse a Moshe no monte Sinai que somente ele deveria ser adorado e os apóstolos de Yeshua, ensinavam que Yeshua, que morreu, mas ressuscitou é o único intercessor entre nós e Deus, nosso verdadeiro Pai. _ Responde Madm.
Os olhos de William demonstram surpresa, Ângela e Let também demonstram bastante espanto e todos silenciam até que Amada prossegue:
_Quanto aos santos, a palavra Sanctus advém de um deus latino, ou seja, Santo nunca teve nada a ver com o Deus da Bíblia. _ Pontua ela.
_Mas a palavra santo está na Bíblia, acabamos de ler o que o sábado é santo! _ Enfatiza Ângela.
_ Sim, mas isso é por causa de tradução que traduz kadosh, do hebraico, para santo, quando na verdade, deveria ser traduzido por separado, e shabat, por sábado, quando deveria ser traduzido por parada. _ Comenta Amada.
Let sente o clima tenso e tenta descontrair:
_ Eu nunca curti ser católica! Por mim, eu deixo a igreja hoje mesmo!
_ Eu não posso lhes pedir isso, mas eu gostaria de convidá-los a buscarmos juntos, a verdade na Escrituras, e praticarmos o que formos aprendendo. _ Sugere Madm.
_ Eu estou completamente de acordo! _ Diz William, que em seguida, conclui: _ Se a Ângela estiver de acordo, a partir de amanhã, todos do portão para dentro, nesta casa, separarão o shabat, e tudo que as Escrituras ensinarem!
_Claro! _ Diz Ângela.
_Eu quero aprender tudo sobre isso! _Comenta Let.
_ Nós queremos! _ Acrescenta Ângela.
Então, William faz um pedido:
_ Amada e Let, vocês podem auxiliar a Ângela a preparar tudo para santificarem… _ William pensa um pouco e se corrigem: _Separarem o shabat, a partir de amanhã?
_Claro! _Respondem as duas.