No domingo de manhã, William e Ângela acordam cedo para ir à igreja como é o seu costume.
Madm os questiona sobre onde vão:
_A Ângela e eu vamos a missa e também vamos conversar com o Padre Lucius sobre como Deus tem nos abençoado e sobre tudo que encontramos na Bíblia. Eu quero ouvir do padre o que ele tem a dizer sobre tudo isso. _ Responde William.
_ A Let vai ficar e fará companhia a vocês. _ Acrescenta Ângela.
Quando William e Ângela saem, Let se aproxima dele e diz:
_ Se eu conheço bem meu irmão, esta será a última vez que ele irá a igreja.
_ Por que diz isso? _ Pergunta Madm.
Let sorri e se resume a dizer:
_ Você verá!
Ao chegar à Igreja, William, que tantas vezes antes esteve naquele lugar para pedir a cura de sua esposa, agora cumpria sua promessa, ir à Missa contar a benção que recebeu do céu.
No entanto, junto com a cura vieram conhecimentos bíblicos que o colocaram em conflito ideológico e o levaram a indagar se realmente aquilo que está fazendo é o correto.
Juntos, eles entram na Igreja e olham para o excessivo número de imagens, velas, o que leva William a lembrar do mandamento. “Não farás para ti imagens de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, embaixo na terra, ou no mar, embaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes prestará culto!”
Então, ele segue até um dos bancos da bela igreja com a mão direita segurada por Ângela.
Como de costume, a Igreja começa a reza do terço, William observa que Ângela não está repetindo as palavras consideradas sagradas pela Igreja, alguns segundos de reflexão levam ele a imitá-la.
Ao assentarem-se novamente, Ângela inclina sua cabeça no ombro de William. Enquanto ele a abraça, uma lágrima escorre pela parte direita de seu rosto. William a limpa com sua mão esquerda.
Durante o sermão, o padre cita as escrituras. Ele pede para a congregação ler a segunda epístola de São Pedro, capítulo 2, os três primeiros versículos.
Em voz alta, o capelão lê o primeiro versículo do texto:
_Assim como houve entre o povo, falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos doutores, que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas. Eles, renegando assim o Senhor que os resgatou, atrairão sobre si uma ruína repentina.
Em seguida, o padre diz:
_ No passado surgiram na Igreja, pessoas que renegam nosso senhor, negam sua divindade, dizem que Jesus não é o Deus Filho, negam a virgem santa, Maria, e sua ascensão, negando também que ela seja mãe de Deus, negam a Igreja de Deus, a santa e madre Igreja Católica Romana.
O capelão segue a leitura:
_ Muitos os seguirão nas suas desordens e serão desse modo a causa de o caminho da verdade ser caluniado.
_Há uma maneira de identificar os falsos mestres. Os falsos mestres negam a Igreja, ensinam as pessoas a se afastarem da comunidade santa. Ensinam a rebeldia, ensinam seus seguidores a desobedecer ao Santo Pai de Roma e ao concílio dos Bispos.
O capelão lê então o terceiro versículo:
_ Movidos por cobiça, eles vos hão de explorar por palavras cheias de astúcia. Há muito tempo a condenação os ameaça, e a sua ruína não dorme.
_ Meus filhos, eu, o santo padre, vos advirto que estes falsos mestres chegaram até nós. Como no passado, praticam magia, deturpam a verdade interpretada pela santa e madre Igreja, se acham deuses, dignos de interpretar as Sagradas Escrituras. Meus amados filhos, se vocês querem ser fiéis a Trindade Celestial e a Santa e Madre Igreja, fiquem longe destas pessoas. _ Diz o Padre.
Ângela ouve o discurso do padre e se preocupa. Ela percebe que o discurso é direcionado para eles. Quando a Missa acaba, William pega Ângela pelas mãos e sai da Igreja, confusa, ela indaga:
_ Você não ia contar o milagre à Igreja e conversar com o padre sobre tudo que descobrimos na Bíblia?
_ Eu pretendia fazer isso, mas você viu o que ocorreu aqui? _ Pergunta ele.
_ Vi, não entendi e não sei o que você pensa a respeito. _ Afirma ela.
_ Foi a última vez que eu vim a este lugar, Ângela. O Padre, o homem que eu sempre vi como um representante de Deus, transformou o milagre da sua cura em uma obra de magia. Eles, neste lugar, não ensinam as Escrituras, não guardam, nem praticam os mandamentos de Deus e chamam de falsos mestres as únicas pessoas que nos levaram a enxergar isto?
Ângela, ouve as palavras de seu esposo e o beija emocionada, sem dizer nada sobre o assunto, em seguida, ela o abraça de forma profunda e apaixonada.