No dia seguinte ao ritual de consagração de Kol, Finn e Rebekah, como bruxos, Esther passa o dia os ensinando a praticar magia, mostrando a eles os primeiros feitiços e rituais.
_ A primeira regra de quem manipula a magia é o equilíbrio. Devemos sempre cooperar para que não haja nenhum tipo de desequilíbrio. Podemos fazer qualquer coisa, manipular os quatro elementos da Terra, mas não podemos causar nenhum desequilíbrio, ou sofreremos fortes consequências. _ Explica Esther.
_ Podemos realmente dominar fogo, água, ar e terra? _ Indaga Finn.
_ Com certeza! Veja isso! _ Diz Esther, enrolando um pedaço de papel em sua mão e em seguida dizendo: _ Arribaricanto fogo nolá, assim como o sol bate na Terra e as almas sofridas queimam por não suportar a dor, queremos esta matéria se converta em horror.
Após as palavras de Esther, o pedaço de papel começa a queimar, o que impressiona a pequenina Kol, Finn e Rebekah.
_ Eu quero todo este poder! _ Dispara Kol.
Esther caminha até seu armário, pega um livro enorme e diz:
_ Este é o livro de magia de nossa família. Eu vou deixar com vocês. Se vocês estudarem, poderão se tornar os seres mais poderosos do mundo, mas cuidado, pois eu enfatizo: A regra básica da magia exige a manutenção do equilíbrio. Como vimos na noite passada, até para sermos consagrados, precisamos esperar o tempo correto, fazermos o ritual de forma correta e respeitarmos o tempo dos deuses. _ Enfatiza Esther, que é interrompida por Michael que chega do trabalho irritado, dizendo:
_ Se temos poder, nós somos os deuses!
_ Eu achei que era cristão? _ Diz Esther, provocando seu marido.
_ Eu era, mas se fosse, teria que queimar todos vocês! Como não farei isso, sou obrigado a dar razão para Kol. Uma vez contaminados pela magia, devemos buscar todo o poder. _ Esbraveja ele.
_ O senhor ouviu o que falei, papai? _ Indaga Kol
_ Sim e você tem razão! Não podemos mais esperar! Pessoas estão morrendo e lobisomens estão atacando vilas de forma sequencial, precisamos agir urgentemente! Vamos usar a magia para manter o equilíbrio e impedir a prosperidade dos seres que vivem da maldição que é a própria magia. _ Dispara Michael.
Klaus ouve as palavras de seu pai, larga suas ferramentas e então dispara:
_ Então não demoraremos a nos tornarmos vampiros?
_ Não! _ Diz ele, que em seguida ordena a sua esposa: _ Esther, vá até Dahlia e a traga para cá. Esta noite mesmo seremos vampiros!