No dia seguinte, Charles chega ao laboratório do Dr. Shomron e é recebido com grande alegria por Gabrielle, que sem hesitar, corre até ele, o abraça e o beija. Erik se levanta, sorri e diz:
_ O Dr. Shomron fez todos os exames, então já temos os resultados.
_ E então, qual é o parecer? _ Pergunta Charles.
Gabrielle olha em seus olhos e diz:
_ Jura que você não sabe, olha o meu sorriso e o interprete.
Charles olha a linda Gabrielle, curada, animada, feliz e diz:
_ Nem sempre as aparências expressam a realidade, preciso ouvir do Dr. Shomron o que ele constatou para ver o que há de verídico em sua rápida recuperação.
Ouvindo isso, Shomron olha para Charles e diz:
_ Por favor, vamos conversar em minha sala.
_ Claro! _ Diz Charles, que em seguida, adentra a sala de Shomron acompanhado de Erik. Gabrielle aguarda do lado de fora.
Logo ao entrar, Charles se desculpa:
_ Dr, eu quero de antemão me desculpar pelo meu comportamento antiético, onde me deixei levar por sentimentos pessoais por Gabrielle.
Shomron sorri e diz:
_ Relaxe, amigo, eu creio que o sentimento dela é de extrema gratidão e talvez ela esteja confundindo isso com paixão, mas isso não é de minha conta ou alçada. Se você fosse um funcionário deste laboratório, certamente estaria demitido, porém, ela é adulta e você realizou um trabalho voluntário, o que, ao meu ver, não infringe os princípios éticos.
Erik os interrompe e diz:
_ Exato, Charles é bastante ponderado, mas eu já o havia pontuado sobre isso, porém, qual foi o seu diagnóstico, Dr.?
Shomron olha para ambos e diz:
_ Gabrielle está incrivelmente curada, isso é uma excelente notícia e nos leva a grande questão. Vocês chegaram a este lugar, pediram permissão para realizar uma técnica rápida e ousada e ela funcionou, agora, eu solicito que vocês a compartilhem comigo, pois o mundo precisa saber como curar catatonia de forma tão rápida.
Charles olha para Erik, que sorri, no entanto, ele demonstra extrema seriedade e diz:
_ Erik, lembra da reação dos ucranianos quando descobriram a metodologia de Max?
Erik fecha sua expressão, então Charles se comunica com ele, por pensamento: “Amigo, as palavras que você me disse essa noite me levaram a uma conclusão, a humanidade ainda não está preparada para conhecer a verdade sobre nós, os mutantes, eu não quero expor Gabrielle e ver nosso relacionamento terminando como o seu com Magda, permita-me então, realizar algumas alterações mentais na mente de nosso amigo Shomron?”
Erik balança a cabeça negativamente, Shomron observa a expressão séria entre ambos e diz:
_ Vamos gente, me contém, estou ansioso para convocar a imprensa e declarar nossa maior realização até o momento!
Então, Erik diz:
_ Está vendo como o amor nos enfraquece? Somos o homo superior, mas nossos sentimentos nos tornam frágeis e vulneráveis. Eu não sou digno de impedi-lo, Charles, mas desaprovo o que você fará e sei que minha opinião não será respeitada, ainda que eu exija que você tenha compromisso com a verdade.
_ Do que vocês estão falando? _ Pergunta Shomron.
Então, Charles se vira para Shomron, coloca dois dedos lateralmente em sua testa e transmite uma mensagem telepática: “O senhor fez um ótimo trabalho Dr. Shomron, quero agradecer por não ter desistido de Gabrielle e conseguir que ela se recuperasse de seus traumas após tanto tempo e ainda atribuir parte deste mérito à nossa relação afetiva e amorosa. Realmente, o amor cura, o amor salva, mas seu trabalho foi tão importante quanto nossa paixão.”
Erik se levanta e sai do recinto, batendo a porta, então Shomron diz:
_ Será que seu amigo está interessado em sua namorada? Ele deveria estar alegre por sua recuperação.
Sorrindo, Charles diz:
_ Gabrielle é linda, eu não me incomodo de ver outros homens atraídos por ela, mas creio que Erik conseguirá lidar com isso.