Lucy e Mina se preparam para receber os três cavalheiros para o chá das cinco, onde Lucy acredita que a data de seu casamento com Arthur Holmwood será agendada. No entanto, quando a campainha toca, Quincey Morris é o primeiro a chegar.
_Ual, uma hora antes e vocês já estão prontas. _Comenta Morris.
_ Sim, eu imaginei que alguns de vocês pudessem se adiantar e eu gostaria de estar preparada para recebê-los. _ Justifica Lucy.
_ Que ótimo! Você é perfeita em todos os sentidos! _ Diz o jovem cavalheiro.
O elogio e o olhar de ambos é algo imediatamente reprovado por Mina, que pensa: “Jamais olharia para um outro cavalheiro desta forma e jamais permitiria que tal, falasse comigo assim, estando prometida a um homem que amo.”
_Entre! _ Pede Lucy, que em seguida, apresenta sua amiga Mina.
Diante do olhar de reprovação de Mina, Quincey pede para falar a sós com Lucy:
_ O assunto que quero rapidamente tratar contigo é algo que poderia nos constranger, então, não me entenda mal, mas gostaria de conversarmos a sós, se assim for possível! _ Suplica ele.
_ Claro, sem problemas! _ Aceita Lucy, que em seguida, recomenda para Mina: _ Se alguém chegar, bata na porta do escritório e me avise, pois estarei conversando com o senhor Morris.
_ Claro! _ Diz Mina, sem muita alegria e nem aprovação à atitude de sua amiga.
Quincey Morris e Lucy adentram o escritório onde permanecem por vários minutos. Sozinha, Mina se sente constrangida e toma uma atitude nada ortodoxa.
Lentamente, ela se aproxima do escritório, se posiciona à porta e tenta ouvir a conversa de Lucy e Quincey.
Dentro do escritório, Lucy tenta explicar sua situação.
_ Tente entender, amigo, o que vivemos na França foi maravilhoso, incrível, mas eu nunca escondi de você meu compromisso com Arthur. _ Justifica ela.
_ Eu sei, mas você também nunca escondeu seu desejo de viver no novo continente, de conhecer a América. _ Insiste ele.
_ Sim, isto é uma verdade, mas minha mãe quer que eu me case e não posso adiar o meu casamento. Arthur é um jovem bacana, mesmo sabendo sobre seu cortejo e até sobre o cortejo de seu melhor amigo, ele ainda assim, me aceitou e aceitou a amizade de vocês. Por isso, para não termos problemas, eu sugiro que deixemos nossos bons momentos vividos juntos no passado e sejamos bons amigos a partir de agora. _ Implora ela.
Quincey percebe o olhar triste de Lucy, se aproxima dela, e tocando o seu queixo, levanta o seu rosto e diz:
_ Eu aceito sua decisão, seja qual for ela! Sempre aceitarei, mas por favor, me permita um último beijo!
Lucy responde suavemente:
_ Isso não é certo cowboy!
Porém, ignorando o apelo de Lucy e ao contemplar seus olhos e perceber seu desejo por ele, Quincey a beija, a abraça e é rapidamente correspondido.
Do lado de fora, Mina tenta ouvir o que ocorre e ignora os constantes toques da campainha que anunciam a chegada de Arthur Holmwood e John Seward, o que obriga a mãe de Lucy atender a porta.
_ Aguardem aqui, vou chamar as meninas, elas devem estar se preparando! _ Diz a Sra. Westenra.
Enquanto ela sai para se dirigir ao escritório, John indaga:
_ Por que as mulheres demoram tanto para se arrumarem?
Arthur sorri e diz:
_ Fique feliz, a demora de Mina pode significar que ela queira impressioná-lo.
Mina é pega à porta pela senhora Westenra e ao ver o olhar de reprovação da velha senhora com as mãos na cintura, emudece, sem saber como reagir.
_ Vá para a sala receber os cavalheiros, eu conversarei com minha filha! _ Ordena a velha mulher, que em seguida bate à porta.
O som e a voz da senhora Westenra chamando por sua filha interrompe o prolongado beijo de Lucy e Quincey. Envergonhados, os dois não sabem como reagir.
Lucy abre a porta e percebe o olhar de sua mãe, que entende tudo, mas se resume a dizer:
_ Filha, você aceitou o pedido do Sr. Holmwood! Sua atitude não é adequada para uma dama!
_ Perdão, mãe! _ Diz Lucy, curvando sua cabeça.
Surpreendentemente, a senhora Westenra pega o queixo de sua filha, levanta sua cabeça e diz:
_ Dirija-se para a sala e diga que estava se preparando! _ Em seguida, ela olha para Morris e diz: _Quanto ao senhor, saiba que minha filha não é como as vacas de sua família na América, mas para não criar inimizade entre o noivo de minha filha e vossa senhoria, me acompanhe até a cozinha e mostre ser um jovem prendado auxiliando a mim e as servas a servirem o chá, afinal, faltam apenas 5 minutos para as 5.