Assentada atrás da sua máquina de datilografar, Mina Monroe datilografa seu diário como é de costume:
“Hoje, se completam duas semanas que eu estou na casa de minha amiga Lucy Westenra.
Lucy passou um ano na França e se tornou uma pessoa completamente diferente. Não sei se é a vida longe da presença da mãe, se é a falta da presença de seu pai que faleceu pouco antes de ela se mudar para Paris ou se é resultado da convivência dela com os franceses, absorvendo as ideias de liberdade, igualdade e fraternidade que se distinguem dos tradicionais valores conservadores comuns à minha amada Inglaterra.
Para começar, logo que cheguei, Lucy me revelou com alegria que era cortejada por três cavalheiros distintos e surpreendentemente, ela conduziu a situação de maneira tão habilidosa que os cavalheiros estão se tornando amigos.
Claramente, ela não é mais a minha inocente amiga. Houve um dia em que ela me mostrou um livro com um tal “Kama Sutra”, disse que era um livro para eu aprender a me tornar uma boa esposa para Jonathan.
Não posso negar que o livro e as imagens e orientações de tal livro tem um conteúdo interessante, mas não sei se Jonathan e eu conseguiríamos praticar o que ali se observa.
Infelizmente, se a Lucy de hoje se comporta completamente diferente da Lucy que eu conheci, ela ainda sofre com seu problema de saúde. Todas as noites, sua mãe acorda diversas vezes e a encontra andando pela casa, inconsciente.
Sim, Lucy é sonambula e isso me levou a buscar uma explicação sobre o assunto.
Vou tentar resumir, o sonambulismo é um distúrbio que se manifesta durante o estágio mais profundo do sono, o sono de ondas lentas, classificado como uma parassonia, o transtorno se caracteriza pela realização de atividades motoras sem a pessoa ter consciência plena do que está fazendo, uma vez que parte de suas funções cerebrais continuam adormecidas, e ela permanece num estado de transição entre o sono e a vigília.
Ou seja, quase todas as noites, esse fato tem tirado o sono de sua mãe e de certa maneira, tornado meu sono mais leve.
Tirando isso e o fato imensurável é que estou apreensiva por causa de meu amado, Jonathan Harker, tudo está perfeito. Vivo dias de princesa na casa dos Westenra e isso, para mim, não é novidade.
Meu amado Jonathan deve retornar nos próximos dias e aí, não serei mais uma princesa, tenho certeza que ele me tratará como uma rainha!”