Em Londres, o Dr. John Seward recebe o Dr. Avraham Van Helsing, recém chegado de Amisterdã e o leva para conhecer Frank Renfield, em seu sanatório.
Van Helsing o encontra amarrado em uma camisa de força. Seward justifica:
_ Como eu lhe disse por carta, Dr. Van Helsing, eu nunca vi, nunca li e não ouvi falar de algo semelhante ao que ocorre ao Renfield.
Van Helsing se aproxima do homem e se agacha frente a frente com Renfield, indagando:
_ Está tudo bem contigo, Sr. Renfield?
_ Cuidado Dr., a última vez que falei com ele, ele tentou me morder, além disto, ele matou alguns pássaros aqui do sanatório e se alimentou de seu sangue.
Van Helsing se levanta e diante da ausência de respostas de Renfield, se dirige a mesa onde Seward foi mordido por ele, se assenta em sua cadeira e diz:
_ Tirem a camisa de força dele e por favor, me deixem a sós com ele.
_ Dr. Van Helsing, eu disse que ele pode ser perigoso. _ Insiste Seward.
_ Sim, todos somos, não é mesmo Renfield? _ Dispara Van Helsing.
Os auxiliares de Seward atendem a ordem de Renfield e saem da sala. Van Helsing a trava por dentro e após isso, retorna ao seu lugar, onde Renfield, agora está bastante calmo.
_ O senhor não tem medo de mim e não me acha estranho? _ Indaga Renfield.
Van Helsing tira uma faca de seu bolso, passa na palma de sua mão e corta, deixando seu sangue pingar na mesa, a frente de Renfield e diz:
_ O que te impede de se alimentar de meu sangue?
Renfield começa a lamber o sangue de Van Helsing na mesa, sem usar a mão. Então Van Helsing cruza as mãos e não se importa em deixar a faca próxima a Renfield, que a pega e lambe, até o sangue ser visualmente excluído do objeto e em seguida o devolve a Helsing.
_ Por que o senhor permitiu me alimentar do néctar, o elixir da vida? _ Indaga Renfield.
_ Você não sentiu nenhum gosto estranho? _ Pergunta Van Helsing.
_ Não! O sangue é o símbolo da vida, o elixir da imortalidade, o segredo da minha cura. _ Insiste Renfield.
_ Quem disse isso? _ Pergunta Van Helsing.
_ O mestre! O mestre disse que se eu for fiel, certamente eu serei curado! Melhor, serei como ele! _ Dispara Renfield.
_ Entendi. _ Afirma Van Helsing, que em seguida, conclui: _ Eu realmente percebi que você ainda não é como ele. Você sabe porque ele não quis que você fosse como ele? _ Indaga Van Helsing.
_ Porque eu sou o seu João Batista, eu sou aquele que vem no espírito de Elias, eu preparo o seu caminho e se tiver êxito, serei contemplado com a imortalidade. _ Diz Renfield.
_ Muito bem, obrigado Sr. Renfield. _ Van Helsing se levanta, caminha até a porta, a abre, encontra Seward e aperta sua mão dizendo: _ É um caso difícil, mas certamente Renfield ficará bem.
Hesitoso, Seward aperta a mão de Van Helsing e se surpreende, pois após ter visto pela janela transparente espelhada ele cortar sua mão, a mesma está em perfeito estado.