Após a conversa com Renfield, Van Helsing é levado por Seward até a Mansão Wastenra, onde visita Lucy. Ao apresentar seu professor favorito para Lucy e sua mãe, John Seward não poupa elogios para o mesmo:
_ O Dr Van Helsing é o melhor psiquiatra que eu já conheci. Um dia quero ser como ele, ele é fantástico. Não há no mundo, alguém que o supere. _ Afirma Seward.
Van Helsing se aproxima de Lucy, coloca sua mão no queixo da moça e faz ela virar seu rosto para a direita e para a esquerda, o que a obriga a fechar sua expressão e dizer:
_ O senhor sabe que sou comprometida e não é próprio de um homem tocar a pele de uma mulher que não lhe pertence, ainda mais sem a autorização da própria.
Van Helsing sorri, se vira e diz, de costas para Lucy:
_ Não se preocupe, Srta. Westenra, eu sou um psiquiatra, um médico, para mim a senhorita é só um produto que eu preciso concertar. Este é o meu trabalho e é assim que eu a vejo. _ As duras palavras de Van Helsing deixam Lucy calada, após isso, ele se vira e prossegue: _ O Dr. Seward me chamou aqui para avaliar seu caso. A senhorita sofre de insônia, não é isso.
_ Sim, senhor! Minha filha sofre deste mal desde a infância. _ Antecipa a Sra. Westenra.
_ Então, a senhorita pode continuar com os métodos tradicionais do Dr. Seward e tenho certeza que eles lhe darão resultado dentro de determinado tempo, mas se a senhorita e sua mãe têm pressa, é necessário utilizar alguns métodos nada convencionais. _ Dispara Van Helsing, que em seguida, vira-se para a mãe de Lucy e beija sua mão, o que deixa a velha senhora encantada com o doutor.
Perdoe minha filha, mas ela é uma moça direita, o senhor há de convir que a atitude dela é de uma mulher digna. Pontua a mãe de Lucy.
_ Com certeza, mas quero saber dela, se ela está disposta a fazer o que for necessário para ser curada. _ Enfatiza Van Helsing.
Atrás de Van Helsing, Seward gesticula para Lucy que visivelmente contrariada diz:
_ Sim. Eu quero ser curada.
_ Suas palavras não me convenceram, a senhorita quer ou não, participar de um tratamento comigo? _ Indaga Van Helsing.
_ Sim! Se o John diz que o senhor é o melhor, eu aceito. _ Concorda Lucy.
_ Ok, podemos subir e conversar a sós? _ Indaga ele.
_ Claro! _ Responde Lucy.
Os dois sobem para o quarto de Lucy, e John Seward fica no térreo com a Sra. Westenra.
Ao chegar ao quarto de Lucy, enquanto ela se senta, Van Helsing meche em diversas coisas, olha a janela, abre e fecha a mesma, depois observa algumas gavetas de guarda-roupas e outros objetos do quarto de Lucy, o que a deixa irritada.
_ Então, o senhor não vai me perguntar nada e me fazer refletir como o John? _ Indaga ela.
_ Sim! Perdão! _ Diz Van Helsing, que olhando da janela para o quintal, indaga: _ Como a senhorita machucou seu pescoço?
Lucy passa a mão em seu pescoço e percebe os dois pequenos furos deixados por Drácula e responde de forma evasiva:
_ Eu devo ter me machucado enquanto saia para fora de casa em um dos meus surtos.
_ Ok! A senhorita vai precisar de transfusão de sangue diário a partir de agora. _ Diz Van Helsing, que em seguida escreve o nome de uma flor em um papel e diz: _ Sua mãe precisa comprar urgentemente esta flor chamada verbena e lhe fazer um chá diário. Você deve beber o chá de verbena todas as manhãs e noites, além disto, é necessário colocar alho em todo seu quarto. Gavetas, janela, no entorno da cama. O cheiro do alho impedirá a ativação natural do seu subconsciente e em consequência, lhe protegerá de qualquer tipo de surto.
Lucy arregala seus olhos e diz:
_ Mas alho fede!
Enquanto isso, Van Helsing abre a porta e grita para John Seward e para a Sra. Westenra, dizendo:
_ Já tenho o diagnostico, preciso que façam o que ordeno imediatamente.
Após as instruções de Van Helsing, a Sra. Westenra ordena que um de seus criados compre imediatamente os objetos necessários para a transfusão de sangue, alho e verbena e em seguida, Van Helsing inicia o processo de transfusão entre a moça e sua mãe.
A sós com o Van Helsing, Seward faz uma indagação interessante:
_ Eu nunca li sobre isso, Dr., eu consigo ter ideia de qual ligação a transfusão de sangue pode ter com o sonambulismo dela, além disto, alho, e esta flor? Qual a utilidade de tudo isso?
_ Filho, você fez tudo que podia até agora, não fez? Se fosse para utilizar métodos tradicionais, você não precisaria me chamar. Se me chamou, eu entendo que é para utilizar minha ampla experiência. Logo, façamos assim, se em um mês, Renfield e Lucy não apresentarem resultados eficientes, eu vou embora e você volta a utilizar seus métodos tradicionais!
Diante das palavras de seu ex-professor, Seward se cala.