Após a proposta e Hawkins, Jonathan Harker visita sua noiva, Mina Monroe, animado para lhe contar da grande oportunidade que Peter Hawkins lhe deu.
_ Amor, recebi a proposta dos sonhos. Acho que tudo que esperávamos e tudo aquilo por quanto oramos por tanto tempo está prestes a se realizar. _ Diz ele, animado, assentado em um sofá, de frente para Mina, que está em outro sofá, localizado perpendicularmente ao dele.
_ Diga logo, espero que seja algo muito bom, pelo tamanho do brilho em seus olhos. _ Diz ela, sorrindo.
_ Então, o meu chefe, o Dr. Hawkins me chamou hoje e me fez uma proposta, digo, não, na verdade ele me deu uma missão. Esta missão era tudo que eu poderia sonhar. _ Comenta Harker.
_ Caramba, estou muito curiosa, diga logo e não me mate de ansiedade. _ Pede Mina.
_ Então, o melhor vendedor da imobiliária, Frank Renfield, está com problemas mentais e por isso foi internado por sua família. Porém, antes de ser internado, ele fez uma viagem a Transilvânia, região do novo Reino da Romênia, que há menos de duas décadas conseguiu sua independência do Império Otomano e fechou negócio com um conde muito rico que pretende comprar algumas posses aqui na Inglaterra. _ Conta Harker.
_ E o que a vinda deste conde pode melhorar nossa vida? _ Indaga Mina.
_ Como o Renfield está internado, o Dr. Hawkins pediu que eu vá a Transilvânia, finalize os acordos comerciais encaminhados e me pagará um alto percentual da venda. Além disto, após o meu retorno, ele fará comigo um acerto e assim eu estarei com condições lhe proporcionar a vida que você merece e a vida que eu sempre sonhei, abrindo meu próprio escritório de advocacia. _ Comenta Harker.
Mina ouve as palavras de seu noivo, balança a cabeça negativamente e diz:
_ Amor, eu te amo e não vou me casar contigo por dinheiro ou riquezas, me casarei contigo pelo nobre e honrado homem que você é.
_ Eu sei, mas é exatamente isso que lhe faz digna de uma vida melhor. _ Pontua Harker.
_ Ok. Quanto tempo terá que ficar fora? _ Pergunta Mina.
_ Alguns dias, talvez semanas, no máximo um mês. _ Responde Jonathan, de forma imprecisa.
Mina abaixa a cabeça e diz:
_ Ok, se isso é algo que vai favorecer nosso casamento, eu aguardo e tentarei suportar ficar distante de você, mas por favor, quero que me escreva todos os dias.
_ Claro e quando eu retornar, marcaremos a data do nosso casamento e abrirei meu escritório de advocacia. _ Promete Harker.
Mina não sorri, apesar de entender que a proposta é boa e antecipará seu tão desejado casamento, a ideia de ficar longe de Harker não a agrada. Jonathan percebe isso e a abraça.
_ Quando você partirá? _ Pergunta ela.
_ Amanhã mesmo. _Responde ele.
_ Ok, então, eu passarei esses dias na casa dos Westenra, Lucy virá passar um tempo em Londres e ficará até o final do verão, assim, ao lado de minha melhor amiga, tentarei suportar a saudade de você. _ Diz ela.
_ Claro, Lucy é sua melhor amiga, vocês se conhecem desde a infância e não tenho dúvidas de que você quase nem sentirá minha falta. _ Diz ele.
Mina dá uma risada irônica e diz:
_ Isto é impossível, mas eu prometo suportar, só não prometo deixar de lamentar cada dia em que estiver longe de você.
_ Eu prometo que não tardarei! _ Promete Jonathan.
_ Eu te amo! _ Diz Mina, que em seguida, o beija.