Enquanto Frank Renfield é internado, o empresário do ramo imobiliário, Peter Hawkins, chama seu mais fiel e nobre funcionário, Jonathan Harker, para lhe dar uma missão.
Ao entrar na sala do chefe, Harker se assenta e diz:
_ Estou à disposição, chefe.
_ Meu nobre Harker, você sabe que é meu melhor funcionário, mais honesto, mais nobre e mais fiel, por isso o chamei. _ Diz Hawkins.
_ Me sinto lisonjeado com tantos elogios, senhor. _ Confessa Harker
_Então, tenho certeza que se sentirá ainda mais honrado com a missão que eu tenho para você. _ Afirma Hawkins.
_ Diga chefe, sou todo, ouvidos. _ Dispara Harker.
_ Eu sei que você terminou seu curso de direito e está pronto para exercer sua profissão de advogado e também está ansioso para desposar sua noiva, Mina Monroe. Já que me abandonará, eu tenho uma proposta que vai lhe render muitas libras, pagará seu casamento e certamente te dará condições de abrir seu próprio escritório. _ Promete Hawkins.
_ Senhor, o senhor sabe que eu quero muito tudo isso, mas jamais faria algo ilícito. _ Antecipa Harker.
_ Sei! Por isso mesmo eu jamais faria tal proposta para você. _ Pontua Hawkins.
_ Se é assim, estou ansioso para saber qual é a missão que o senhor tem para mim. _ Confessa Harker.
_ Meu melhor vendedor, Frank Renfield, está doente, como se não bastasse o câncer, parece que ele enlouqueceu, mas antes de enlouquecer, ele esteve na Transilvânia e deixou encaminhados alguns negócios bastante lucrativos para este escritório. _ Explica Hawkins.
_ Entendo, estou muito triste por Renfield, ele me ensinou muito sobre vendas, mas infelizmente… _ Hawkins não esperar Harker concluir sua frase e o interrompe:
_ Me escute, filho, a doença pode atingir qualquer um de nós, mas o que eu quero propor a você, é que termine o empreendimento que Renfield começou. Ao ir a Transilvânia, o Renfield encaminhou a compra de pelos menos cinco imensas mansões com um milionário daquela localidade. Apesar de seus problemas comportamentais e mentais, ele deixou tudo encaminhado. Tudo que preciso, é que vá a Transilvânia e feche o negócio com o milionário local, Dalv Tepes. Após isso, eu farei um acerto contigo e com o dinheiro do acerto e da comissão, terá condições para começar uma excelente vida como advogado com sua noiva e em seu escritório.
_ Qualquer homem em minha posição, seria muito tolo, se recusasse tal oferta, eu não conheço a língua romena, mas falo um pouco de húngaro e alemão, certamente as pessoas locais compreendem estes idiomas. _ Comenta Harker.
_ Não tenho dúvidas que dará um jeito, avise sua noiva e você parte amanhã! _ Dispara Hawkins, que em seguida, conclui: _ Quanto ao idioma para conversar com o Sr. Tepes, Renfield me afirmou que ele entende bem o inglês.
_ Ok, senhor, farei isso agora mesmo e me prepararei para viajar amanhã. _ Diz Harker.
_Obrigado! Por favor, entregue esta carta ao Conde Tepes. Sei que não a lerá antes de a entregar a ele. _ Pede Hawkins.
_ Certamente, senhor. O senhor sabe o quanto eu busco ser honrado e ético. _ Pontua Harker, que em seguida, levanta-se aperta a mão de seu chefe e deixa a sala.
Quando Harker deixa a sala, Hawkins diz consigo:
_ Se você não ficar louco como o Renfield, certamente, eu serei o próximo a visitar este tal Conde Tepes, ou como diz Renfield, Drácula, aquele que sobreviveu aos séculos da idade média.